Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Pesquisar

 


Como gerir o seu orçamento para poupar dinheiro

Segunda-feira, 11.03.13

O que pensa sobre o dinheiro? Trata-se de algo a ser gasto à vontade? Algo a ser economizado, ou  algo a ser ocultado?

 

Seja qual for sua situação ou escolha, é preciso controlar de algum modo os fundos disponíveis para que haja uma distribuição apropriada deles, como por exemplo para a nossa alimentação, roupa, habitação, aquecimento, cuidados médicos, transporte, educação e diversão. Isso argumenta a favor de se esboçar um orçamento.

 

A maioria das pessoas deseja ter uma família feliz, boa saúde, um trabalho gratificante e dinheiro suficiente para viver com conforto não é verdade? Mas, como tudo na vida isso requer equilíbrio e paciência, ter as quatro coisas ao mesmo tempo as vezes parece impossível, mas não é, vamos ver por quê.

 

Viver com equilíbrio e simplificar a vida em sentido material exige determinação e um planejamento minuciosamente estratégico. As seguintes sugestões abaixo têm sido úteis para algumas pessoas. Quem sabe também não sirva para você? Vamos a elas.

 

1 - FAÇA UMA LISTA

O que você pode parar de comprar? De que pode abrir mão? Assinaturas de revistas? Compras pela internet? CDs de música?  Itens desnecessários para o carro? Comprar somente o que é necessário para viver ajuda muito no orçamento familiar, o que você precisa para viver? Comida? Produtos de limpeza? Algumas roupas? Faça a sua lista e tenha equilíbrio nas escolhas.



 

2 - FAÇA UM TESTE

Faça uma auto-analise, por exemplo se você tem receio em simplificar a vida, que tal fazer um teste por seis meses ou um ano? Analise se todo o tempo gasto em busca do dinheiro te deixou mais cansado ou mais feliz. A autodisciplina, isso requer esforço e dedicação faça uma resolução e se apegue a ela! Sinta-se à vontade com relação a isso.


3 - INCLUA SEUS FILHOS NAS CONVERSAS SOBRE SIMPLIFICAR A VIDA

Desta forma, eles provavelmente apoiarão as decisões, os filhos são peças importantes nestas ocasiões, eles nos ajudam a lembrar do que temos que fazer, são nossos parceiros, o lado positivo disso é que não será difícil dizer “não” quando for necessário.


 

 


 

4 - APRENDA MANEIRAS DE ECONOMIZAR

Procure sempre as promoções. Comprar em atacado é economia na certa, cestas básicas também podem ser uma boa saída para economizar. Combine com pessoas da sua família para irem juntos de carro ou de ônibus para o trabalho, ou escola, etc. Use menos os eletrodomésticos, como microondas, computador, aparelhos de som, claro que isso é por tempo determinado. Tudo é para economizar energia. Ar condicionado em tempo de crise? Não seria aconselhável. Um ventilador potente é mais ideal. Pegue emprestado livros na biblioteca em vez de comprá-los. Ou compre livros usados.

 

5 - FAÇA UM BOM ORÇAMENTO 

Existe uma forma bem interessante de fazer isso: Tente pegar alguns envelopes e marcá-los de acordo com cada categoria de despesas. Um dos envelopes,  por exemplo, poderia ser marcado “Lanche”, ao passo que outro poderia ser marcado para alguma compra futura, como “Blusa Nova”, ou “Celular Novo”. Assim que receber seu salário, divida o dinheiro entre os envelopes, de acordo com os gastos previstos. Quando surgirem despesas, pague-as dos respectivos envelopes.

 

6 – CAUTELA COM O CARTÃO DE CRÉDITO 

“Compre agora, pague depois!” ou “Parcela em 10x sem juros” isso as vezes é um “perigo”. O crédito usado de forma impulsiva pode tornar-se aquilo que uma pessoa mais teme a "escravidão", portanto equilíbrio nas compras. Análise as épocas do ano, tipo Natal, Carnaval, São João, são as épocas em que se gasta mais, portanto tome cuidado.


 

 


 

APRENDA A UTILIZAR O DINHEIRO DE FORMA SÁBIA E PRUDENTEMENTE E NÃO TENHA SURPRESAS NO FINAL DO MÊS.


Autoria e outros dados (tags, etc)

por vivamaissaudavel às 18:07